fbpx

Rua Caminho do Pilar, 1.788 - Santo André - SP

(11) 2774-4066 • (11) 95440-5669

Hipnose e terapia nas dores físicas e psicológicas contra o câncer

Hipnose e terapia nas dores físicas e psicológicas contra o câncer

Você sabia que a hipnose e a terapia podem ajudar no tratamento do câncer? Numa doença tão séria como esta, a mente do paciente precisa estar saudável, isto ajuda no tratamento. Em uma matéria do Estadão de março de 2017 (clique aqui para ler), que aborda o reconhecimento da hipnose clínica pela UNICEF, diz: “A hipnose clínica alinha-se com a perspectiva global da Organização Global da Saúde para cuidados paliativos, incluindo o aspecto de proporcionar alívio de sintomas como dor, ansiedade e depressão, fadiga, náuseas e alteração do sono”.

A hipnose influencia todas as áreas corticais (onde ocorre o processamento das informações) e os processos neurofisiológicos em relação à dor e às emoções.Os processos como: atenção, controle cognitivo e monitoramento refletem um papel importante nas respostas a sugestões hipnóticas para alívio da dor.

O tratamento da dor

A anestesia hipnótica tem sido associada a reduções mais significativas nos resultados relacionados à dor, em comparação com o padrão de cuidados e intervenções não hipnóticas, como educação e fisioterapia.

Isso significa que a hipnose ajuda nos aspectos tanto físicos como emocionais do paciente. Mesmo em quadros paliativos, a terapia ajuda a lidar com a nova condição. Resgatar e criar habilidades e artifícios para superar as dificuldades do dia a dia.

Aplicando a hipnose em nossas próprias vidas

‘Me lembro até hoje quando usei a técnica hipnótica para dor em um paciente muito especial: meu pai. Enquanto aguardávamos em uma sala da emergência do hospital, nós nem sabíamos o diagnóstico que receberíamos horas mais tarde. Meu pai se queixava de dores intensas abdominais então me vi ali ao lado dele cochichando ao seu ouvido: “você confia em mim pai?”. Ele responde mais que depressa: “É claro que sim filha”. Então, pedi que ouvisse minha voz atentamente. O coloquei em transe na sala de espera e comecei a anestesia hipnótica. Horas mais tarde recebemos o diagnóstico de um câncer que se iniciara no intestino. Após uma cirurgia longa para retirada do tumor e sessões de quimioterapia e psicoterapia ele se recuperou bem’. (Relato de Daniele Scarso, psicóloga e hipnóloga da Koga Hipnose)

Procure ajuda, é possível ter qualidade de vida, o diagnóstico não é uma sentença de morte e sim um recomeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat
Olá! 🖐🏼
Como podemos te ajudar?